RESENHA DE SHOW DE TRUMAN
"O Show de Truman" não é um comentário sobre alguma sociedade falsa da história. O filme é sobre nós. Sobre como a sociedade, de maneira inconsciente, controla nossas vidas. Como não temos livre arbítrio. Como todos buscamos uma realidade, porque nossas vidas são, em última análise, falsas. Todos assistimos a entretenimento sem sentido para sentir algo real, mas no final não deixa absolutamente nenhum impacto sobre nós. Todos nós queremos sair da caverna, queremos encontrar alguma realidade, mas nem temos consciência de que estamos na caverna. Estamos constantemente sendo vigiados, ouvidos, controlados e manipulados. Nós nos vendemos para um setor que não faz diferença. Nós não fazemos diferença. O livre-arbítrio e a realidade são ilusões.
"O Show de Truman" é realmente muito mais pessimista e crítico do que as pessoas imaginam. O filme tem muito, muito para tirar, muito para aprender. Devemos valorizar, salvar, estudar e amar 'O Show de Truman'. Vale a pena.
Aluno: Juan Sebastian Gotera

No filme o "O Show de Truman" observamos a vida de Truman Burbank desde o dia de seu nascimento, cada movimento em sua vida é transmitido 24 horas por dia, assim como em qualquer reality show podendo usar de exemplo o BBB que explora a vida “normal” dos participantes que pode ser relacionado a ideia do filme de retratar cada segundo de Truman, propagandas são jogadas de forma escancarada em todos os lugares onde tudo mostrado pode ser vendido e adquirindo facilmente assim como em nossas vidas, a obra nos permite fazer uma direta ligação com a ignorância da sociedade atual e a alienação que a mídia tenta nos impor, remetendo nos a uma teoria de Platão (alegoria da caverna) onde os homens no escuro da caverna viam as sombras e tomavam aquilo como verdade absoluta, transformando aquilo em sua total realidade sem questionar o porquê ou o que eram aquelas coisas, assim como Truman até o momento em que o protagonista começa a problematizar as coisas em sua volta a partir do momento em que as coisas fogem de seu comum, assim como os homens, Truman vai em direção do conhecimento coisa que nos dias atuais deveria ser fundamental.
Uma das questões centrais do filme e infelizmente atuais são as Fake News que estão simbolizadas nas atitudes de todos aos seu redor e acontecimentos como a perda de seu pai que nunca aconteceu assim como as notícias na televisão, em uma sociedade onde tudo era falso o único que era de verdade era o Truman ("true man"), o filme nos faz uma provocação sobre o que devemos realmente ou não acreditar e motiva assim como Truman buscar a verdade e se libertar de uma prisão a qual pela influência da mídia querendo ou não já estamos incluídos.
Aluna: Ana Carolina Felix Muller
Comentários
Postar um comentário